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[TUTO] Criando seu primeiro beatmap [Em construção!]

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Dragvon

Introdução


Primeiro de tudo, seja bem-vindo e que legal que você quer se tornar um mapper! Vai ser um longo caminho até que você consiga "rankear", mas nada que um pouco de treino e este tutorial para te dar um bom suporte!
Acredito que você já deve ter tentado jogar alguns mapas e pensou: "Nossa, que legal! Como será que eles fazem isso?" ou então andava por aí e ouviu uma música que te deu uma vontade imensa de jogar, mas que infelizmente não existe (por enquanto!) no osu! Pois é, agora você vai descobrir como fizeram e ainda poderá fazer a sua prórpria!

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Antes de começarmos a "mapear", precisamos entender para que serve cada função mostrada na interface. Vamos começar clicando em Edit, no menu principal:



Você então verá a seguinte tela, onde temos opções relacionadas à manutenção de mapas, como:

  • Manusear favoritos;
    Apagar uma dificuldade ou mapa por inteiro;
    Procurar um mapa em específico.

Acessando o painel de criação

Para acessarmos o painel de criação de mapas, basta que arrastemos na janela do osu! a música que vamos mapear. É simples assim para novos mapas. Para continuarmos editando o mesmo mapa após termos saído do editor, é só procurar o mesmo na lista de mapas instalados.

Existem várias outras formas para se colocar uma música, como a inserir diretamente pela pasta Songs. Se der tudo certo no reconhecimento da música você irá ver a seguinte tela:

Como pode ver, temos o nome da mp3 utilizada e o indicador de que o mapa ainda não foi editado.

No seu primeiro acesso com uma nova música, você irá se deparar com a seguinte pop-up:



De início, vamos apenas nos preocupar com a primeira aba: General

A aba General refere-se às informações e dados do mapa/música. Contém informações como o artista, o título da música, palavras relacionadas, o criador do mapa e a dificuldade que está sendo editada.
Lembre-se que o álbum no qual a música é encontrada NÃO deve ser colocada na Source e sim nas Tags!
Após preencher corretamente todas as lacunas clique em OK e vamos para a próxima etapa! (Não se preocupe em escolher uma dificuldade por enquanto)

Conhecendo os painéis: Compose, Design e Timing


Ao clicar em OK, vamos para a seguinte tela:



A primeira coisa que vemos, é a o painel do Timing.
Neste painel existem 4 controles que serão muito importantes para o nosso mapa. São eles:

  • Linha do tempo dos objetos (notas):

Aqui é onde irão aparecer os objetos colocados na música (círculos, sliders e spinners). Há também, o indicador de batidas (pequenos traços coloridos na parte inferior).

  • Metrônomo:

O metrônomo é o seu guia sonoro do ritmo da música. É através dele que você vai encontrar a BPM do seu mapa.

  • Linha do tempo da música e controles de reprodução:

São semelhantes a um controle de qualquer reprodutor de áudio que você já deve ter visto por aí, com uma pequena diferença no canto direito: o Playback Rate. Ele serve para diminuir a velocidade da música, assim fica mais fácil identificar o ritmo e o offset.

  • Controle de BPM, Offset e Slider Speed

Aqui fica o básico do Timing: a BPM (Batidas Por Minuto), o Offset (Chamado de "Batida Forte", será explicado na seção Timing), a velocidade e quantidade de "ticks" dos sliders e o acesso para o painel avançado de timing (Que também será explicado posteriormente).

Em seguida, vamos conhecer o painel Compose. Para acessá-lo, clique na palavra ou aperte F1.



De semelhante ao Timing, temos uma linha do tempo dos objetos estendida e o controle de reprodução na parte inferior da tela. Mas temos também algumas coisas novas:

  • Divisor de batidas e controle da distância das notas

(Segure a tecla ALT para ver o segundo)

O primeiro é o divisor de batidas, a Métrica, que chamaremos de Snapping. O segundo é um controle de distância entre o posicionamento de duas notas. Ambos serão aprofundados no tópico: Mapeando
Há também o indicador de posição X,Y do seu mouse.

  • Controle de Objetos
São os 4 botões à esquerda. Servem para: Selecionar um objeto, criar um círculo, criar um slider e criar um spinner, respectivamente.

  • Controle de Sons e Posicionamento
São os 7 botões à direita. Serverm para: Colocar um novo marcador de combo, inserir um som de apito, inserir um som de "finish", inserir um som de palmas, manter os objetos presos à grade, ativar o distance snap e travar a posição das notas, respectivamente.

Por fim, vamos até a tela Design, clicando ou usando o F2:



Essa aba será aprofundada mais tarde, uma vez que é para mappers mais avançados e que só iria te trazer dores de cabeça.
O único que você precisa saber por enquanto, é o seguinte:

  • Inserir um background e uma cor de background

O primeiro serve para colocar uma imagem de fundo no seu mapa direto da sua máquina (é possível arrastar uma imagem dentro da janela do osu! também).
O segundo serve para escolher uma cor de fundo, caso opte por não colocar uma imagem.
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Olá! Bem-vindo à seção Timing! Antes de começarmos, fique atento aos seguintes avisos e se sua música atende a estes requisitos:

Restrições quanto ao tipo e dados da música

Faixas de bits permitidas: Mínimo de 128 kbps e máximo de 192 kbps (Como saberei? Clique aqui Basta ver as propriedades do arquivo)
Formato de músicas aceitos: Extenções do tipo *.mp3 e *.ogg.
Tamanho máximo de um beatmap: Um beatmap não pode ultrapassar o tamanho máximo de 10mb, 24mb caso tenha vídeo e 24mb caso apresente um storyboard.

Encontrando a BPM de uma música


Usarei a seguinte música neste tutorial: Versailles - Threshold
Para um melhor aproveitamento, use-a para começar suas práticas!

A BPM é a sigla para: Batidas Por Minuto e corresponde a Andamento, em termos técnicos da música. É usado para medir o grau da velocidade do compasso. É, de forma simples, o "ritmo" da música.

Vamos utilizar o nosso metrônomo para calcularmos o nosso andamento:



Como pode ver, podemos tanto clicar no botão "Tap Here!", como usar o atalho do teclado "T". Use o que você se sentir mais confortável.
Quanto mais clicarmos, mais precisa ficará nossa BPM. Portanto, sugiro que façam isso durante a música inteira!*
Conforme a música toca, repare que o contador de BPM irá se alterar e você começará a ouvir o som do metrônomo:



* Algumas músicas contém variações na BPM, você pode perceber isto quando há uma mudança brusca na BPM enquanto você a mede!

:?: Como vou saber que estou batendo no ritmo certo?

A melhor maneira de encontrar a BPM é seguindo o ritmo da Bateria, na maioria das músicas, por ser um ritmo constante e fácil de reparar. Na música de nosso teste, ela deverá ficar muito próxima de 100. Se estiver variando disso, preste mais atenção e tente diminuir (ou aumentar) o ritmo de suas batidas.
Você pode ter uma ideia de como bater ouvindo esta batida numa métrica de 2/4 numa bpm de 90bpm, próxima da nossa música. (Métricas serão aprofundadas futuramente)
Sugiro também, que comece suas batidas por volta de 00:40:00 e vá até o final da música batendo.

Encontrando o Offset de uma música


O Offset, o "Início, ponto de partida", é o primeiro pulso de tempo forte do primeiro compasso da música. Se perdeu? Isto quer dizer, de forma simplória, que é a primeira batida "forte" do ritmo da música.

Como exercício, tente encontrar tal batida na nossa música. Vou dar uma dica: Ela está entre os 30 primeiros segundos.

A resposta está aqui dentro:

Resposta
SPOILER
Cerca de 6,615.

Offsets negativas serão abordadas na seção Conhecimento Avançado

:?: Como vou saber que a minha Offset está correta?
Depois de colocar sua offset, continue ouvindo a música. Repare no metrônomo como as batidas mais fortes subsequentes "caem" sempre no maior quadrado (o primeiro). Isso siginifica que a BPM e o Offset estão em sincronia. Se você sentir que as batidas da música em algum momento fogem das batidas do metrônomo, siginifica que algo está errado! (Por exemplo, com o meu offset, veja o compasso aos 00:40:215 segundos)

:?:OK, eu acho que consegui encontrar o meu Offset, mas como faço para inseri-lo?
Quando você conseguir achar o Offset usando o Pause na linha do tempo, aperte F6(ou vá no Timing Setup Pannel, na aba Timing) E clique em: Use current time


Otimizando o BPM e o Offset


Conforme você vai batendo para encontrar o BPM, você deve ter reparado na seguinte mensagem: BPM Sensivity: X.
Isso siginifica que a sensibilidade aumentou. Assim a BPM final será bem mais "frágil" às suas batidas do que quando começou a contagem. Aumenta também, o número de algarismos siginificativos na indicação de BPM.

Para o Offset, usaremos o nosso botão de Playback Rate, para diminuir a velocidade da música. Dessa forma, fica mais fácil "ouvir" a primeira batida.
Existe mais uma forma de corrigir a offset utilizando um medidor disponível no modo Test. Porém, abordaremos na seção Conhecimentos Avançados.

Blue Dragon wrote:

"Não é tão difícil assim, mas sempre que necessário, consulte com algum mapper mais experiente se o seu timing está certo, pois ele é extremamente necessário pra você fazer seu mapa!"

Slider Velocity & Slider Tick Rate

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Bem-vindo à seção Mapeando! Aqui iremos finalmente colocar algumas notas e poderemos dar forma ao nosso beatmap!
Mas que tal antes de começarmos, darmos um visual mais bonito para o nosso mapa?

Vamos utilizar esta imagem como plano de fundo do nosso mapa. (Ou qualquer outra que preferir)
Como? Simples! Vá até o local que você a salvou, e arraste-a até a janela do osu! e confirme. Você também pode utilizar o botão Insert Background lá na aba Design, lembra?

O visual de nossa interface deve ter ficado mais ou menos assim:



Lindo não? Hahaha! Vamos começar.

Aprendendo a manusear as Linhas do Tempo

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Aqui você encontra um glossário com todos os termos técnicos e uma breve explicação sobre eles.

Geral

Beatmap: "Mapa de batidas" - É composto por: Música (*.mp3, *.ogg), arquivos *.osu, arquivos *.osb, elementos de storyboard (como por exemplo imagens), skins e o background. São os "mapas" que jogamos e criamos.

Mapping, Timing & Modding

Mapping: "Mapeando" - Refere-se ao ato de criar um beatmap.
Modding: "Modificando, Modando (Gíria)" - Refere-se às correções e melhoramentos aplicado ao mapa. É também um processo de desenvolvimento do mapa até o seu estado de perfeição.
Ranking: "Rankeando (Gíria)" - Refere-se ao estágio final de desenvolvimento do mapa. Por exemplo, um mapa que contém uma "bubble" está prestes a ser "rankeado", pois com 2 o mapa é aprovado pela equipe de moderação.
Timing: "Contando o tempo" - Refere-se ao estágio de ajustes no compasso, ritmo e velocidade do mapa.

Storyboarding

Outros

Extensões:
  • *.osu: Corresponde à uma dificuldade do mapa em questão. É onde contém toda informação necessária para se jogar o mapa.
    *.osb: Corresponde ao banco de dados do storyboard do mapa. Os eventos aqui programados afetam TODAS as dificuldades do mapa.
    *.osz: É a forma que baixamos um mapa. Semelhante a um arquivo zip, contém tudo que está no beatmap.
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