Eu comecei a jogar recentemente também e não faz muito tempo que eu passei alguns mapas de 4* (com um ranking péssimo, obviamente), não há um método de aprendizado rápido... o que eu indico é jogar no multiplayer com uma sensibilidade extremamente exagerada (caso jogue com mouse) e tente se acostumar com ela, no multiplayer você vai jogar vários mapas diferentes do que é acostumado.
As vezes você joga tanto o mesmo mapa que você pode até dar um 100% com HDHR (meu top play joguei 726 vezes, foi um dos meu primeiros mapas a jogar) e não significa que eu tenho alguma habilidade, eu apenas decorei o mapa e isso não é bom, foi ai que eu resolvi ficar jogando só no multiplayer, mesmo perdendo ou tendo rankings diferentes eu sempre tenho uma experiência com mapas novos.
E se aparece um mapa que eu já joguei e tenho um bom rank? Eu tenho jogar com mod, sempre tem uma forma de se desafiar mesmo sendo um mapa repetido, além de conseguir ótimos mapas para jogar depois ao invés de ficar caçando no site, são 2 problemas resolvidos duma vez.
Enfim, foi a maneira que eu encontrei pra me adaptar a comunidade, me divertir e melhorar um pouco, ainda sou bem novo aqui mas diria que eu já aprendi bastante, junto com alguma skin legalzinha de se ver.
Qualquer coisa se tiver online no jogo me chama que a gente joga um pouco =)
Ah... e o mais importante, esquece o negócio de PP e joga se divertindo ;v