forum

[Guia] Como começar seu primeiro mapa

posted
Total Posts
22
Topic Starter
Kuron-kun
Então você quer se tornar um mapper mas não sabe como? Então você veio a lugar perfeito. Nesse guia eu vou tentar te ajudar da melhor maneira possível a criar seu primeiro mapa, apontando os conceitos iniciais e sendo o mais direto possível. Caso perceba algum erro, um ponto que não ficou bem esclarecido, alguma dúvida ou até mesmo um agradecimento, sinta-se livre para postar nessa thread!

Lembrando que esse é um guia básico, então algumas coisas como Hitsound e Storyboard não foram mencionados.

___________________________________________________________________________________________________________________

Introdução


Primeiro vamos esclarecer alguns termos:
  1. BPM: Batidas Por Minuto. É o tempo da sua música, sem um BPM sua música não pode ser mapeada, pois ela não teria nenhum tipo de cronometragem / compasso. O BPM não deve ser duplicado. Caso a música tenha 70 BPM, ela deverá continuar 70 BPM, e não 140 BPM. Caso a batida esteja menor que a quantidade de sons que o tick faz, o seu BPM tem altas chances de estar duplicado.
  2. Offset: Diferença em ms (milissegundos) entre a sincronização entre a linha do tempo do osu! e a sua música. O offset deve ser posicionado à partir do momento em que a primeira batida da música começa. Existem também os offsets negativos, pois em alguns arquivos .mp3 a música começa subitamente, fazendo com que seja impossível o ponto inicial ser um valor positivo na linha do tempo do osu!
  3. SV / Slider Velocity: É a velocidade de um respectivo slider que varia de acordo com o BPM; quanto maior o BPM mais rápido o slider e quanto menor o BPM, menor a velocidade do mesmo. A SV geral pode ser selecionada no próprio menu de timing, mas caso queira mudar especificamente a velocidade de um slider, você precisa mudá-la no "Timing Setup Panel".
  4. DS / Distance Snap: É o espaçamento entre uma nota e outra. O DS varia de acordo com o SV; quanto maior o SV, maior é o DS e quanto menor o SV, menor o DS.
  5. Jump: Todo mapa tem um Distance Snap padrão, mesmo que não seja automaticamente adicionado, e qualquer nota que seja posicionada maior que esse DS padrão é considerado um jump, independente da distância.
  6. Anti-jump: Funciona da mesma maneira que o jump, porém um anti-jump é uma nota posicionada com menor DS do que o padrão.
  7. CS / Circle Size: É basicamente o tamanho dos círculos no seu mapa.
Esses termos precisam ser esclarecidos pois muita gente menciona eles tanto nos channels quanto no fórum, mas muita gente não entende o que significam. Embora existam outros termos, esses são os mais básicos.

NÃO tente criar mapas que você mesmo não possa testar. Caso você não seja um mapper experiente o suficiente, você não vai saber o quão difícil ele precisa ser e pode acabar estragando completamente. Você precisa saber como mapas mais difíceis devem ser mapeados e como eles devem funcionar no quesito de gameplay. Caso você não tenha certeza se um jump deve ser adicionado em uma sessão, não tente forçar um. Pode acabar dando muito errado e quebrando totalmente a harmonia da música.

_______________________________________________________________________________________________________________

Song Setup

Essa é a primeira coisa que você vê quando abre um .mp3 recém colocado no seu osu!. E o que seria esse Song Setup? O Song Setup são as informações gerais do seu mapa, dificuldade, áudio, cores das notas, design e o lugar onde você escolhe se vai mapear osu!std, Taiko, osu!mania ou Catch the Beat (CtB).

General

  1. Artist: Aqui é onde você coloca o nome do artista, compositor ou banda que tocou a música. Nem sempre o Artist é quem cantou, por isso tenha cuidado ao adicionar um Artist. Geralmente você descobre o Artist olhando em álbuns ou sites oficiais.
  2. Romanised Artist: Caso seu Artist possua algum caractere que não faça parte do alfabeto inglês (incluindo acentos e símbolos), este deve ser transformado em uma letra equivalente ao alfabeto inglês. Um exemplo seria quando o Artist é japonês e o nome dele é escrito em letras japonesas (れをる), você deveria colocar o equivalente, no alfabeto inglês (Reol).
  3. Title: O título da sua música.
  4. Romanised Title: O mesmo do Romanised Artist, só que com o título.
  5. Difficulty: O nome da sua Dificuldade. Você pode personalizá-la ou selecionar um dos quatro nomes padrões; Easy, Normal, Hard e Insane.
  6. Source: Caso sua música venha de um jogo, anime, ou qualquer fonte externa, o nome dessa fonte deverá ser colocada aqui. Lembrando que álbuns não fazem parte da Source, eles devem ser colocados nas Tags. O mesmo se aplica para Vocaloid.
Difficulty

  1. HP Drain Rate: É a velocidade com que seu HP cai ao dar um miss ou ficar sem clicar em alguma nota. Quanto maior mais rápido a drenagem de HP acontece.
  2. Circle Size: É o tamanho das notas. Quanto mais próximas de 2, maiores são elas, e quanto mais próximas de 7, menores são elas.
  3. Approach Rate: É a velocidade com que o circulo externo se fecha ao redor da nota. Quanto maior mais rápido o círculo se fecha.
  4. Overall Difficulty: Quanto maior o OD, maior precisão é exigida ao clicar nas notas.
Ao se apertar shift, você pode editar esses valores mais precisamente, adicionando números decimais.

_______________________________________________________________________________________________________________

Timing


BPM


Para muitos essa é a parte mais difícil de mapear. O que fazer? O que eu devo apertar? Simples. Aperte T no rítimo da música, só isso! Toda a música tem um padrão que é seguido em um tempo definido, e esse tempo é o BPM. Algumas músicas são mais difíceis de se identificar o BPM, como, por exemplo, músicas eletrônicas, que variam bastante os intrumentos, mas todas elas tem um BPM fixo, com algumas pouquíssimas exceções.

Não existe nenhuma forma de você aprender a timear um mapa do nada, não existe nenhum truque, nenhum segredo. A única coisa que você pode usar nesse momento é o seu ouvido, sua força de vontade e praticar bastante. Caso seu timing pareça errado, mesmo que seja por 1 BPM ou 10 decimais, você vai perceber avançando um pouco na música, e o que você pode fazer quando isso acontece? Tente colocar um número difernte, mesmo que seja o número anterior ou o próximo, pois, acredite, até 1 BPM faz muita diferença.

ATENÇÃO: Algumas músicas não tem BPM constante e podem acabar variando de BPM a cada segundo, tornando o timing extremamente complicado. Evite ao máximo esse tipo de música no começo, pois é tanto difícil timear quanto mapear. Geralmente músicas assim tem como instrumento presente o piano ou são feitas ao vivo, pois não possuem metrônomo.

Offset


O offset só poderar sé calculado após o BPM estar correto. Caso o BPM não esteja correto, é impossível achar o offset.

O offset, como dito antes, é a sincronia do osu! com a sua música, caso não tenha sincronia o BPM pode estar certo, no ritmo, mas as notas vão estar fora das batidas. O offset é a primeira batida da música e também é o posicionamento daquela linha vermelha na timeline inferior, que só pode ser vista após ser adicionado o BPM. Caso a linha vermelha fique muito no meio do mapa você pode mudá-la no 'Timing Setup Panel', basta posicionar a linha branca da timeline inferior onde você deseja que seu offset seja colocado e pressione o botão 'Use Current Time'. Pronto, seu offset foi colocado!

Para que o offset seja extremamente preciso, você precisa diminuir a velocidade da música no canto inferior direito, onde tem escrito 'Playback Rate'. O melhor valor é 25%.

Slider Velocity


Não existe um SV padrão para as músicas, você deve usar uma velocidade que ache que combine mais. Tente, por exemplo colocar um valor de 1,80 e veja se combina com as sessões da música. Ficou muito lento? Aumente mais! Ficou muito rápido? Diminua mais. Não se preocupe com o valor que está aí, pois ele não é fixo, já que pode ser alterado a qualquer momento em algumas sessões da música, através do 'Timing Setup Panel' ao adicionar uma linha verde em determinada sessão do mapa. Lembrando que, caso queira retornar ao valor padrão, você deve colocar duas linhas verdes; uma com o valor que deseja ser multiplicado pelo SV geral, por exemplo 1,20x, e uma com o valor de 1,00x, para que possa ser retornado ao SV geral.

_______________________________________________________________________________________________________________

Miscelânea

Kiai Time


Kiai Time seria o equivalente ao refrão da sua música. É a parte com mais ênfase. Para adicionar um Kiai Time, você deve ir ao 'Time Stup Panel', na aba 'Style', criar uma linha verde de início e outra de fim, e na linha inicial marcar o quadrado 'Kiai Mode', mas deixar esse mesmo quadrado em branco na linha final.

Preview Point


O Preview Point é que parte da música vai tocar quando se estiver no Song Selection ou quando, na hora de baixar um mapa, você clicar na thumbnail. Caso não seja adicionado um Preview, ele automaticamente tocará no Kiai, mas caso não tenha um Kiai, ele tocará em uma parte aleatória da música. Para adicionar um Preview, você precisa deixar posicionado a barrinha branca na timeline inferior exatamente onde você deseja que comece e ir no 'Timing', mas não no 'Timing' do BPM, Offset e SV, mas no 'Timing' da barrinha branca lá no topo da sua tela, em seguida seleciona a última opção 'Set Current Position as Preview Point'.

Submittando um mapa


Basta clicar em 'File' no canto superior esquerdo e em seguida 'Upload Beatmap...', mas vale lembrar que, caso você queira rankear seu mapa, você deverá seguir estritamente todas as regras.

_______________________________________________________________________________________________________________

Como mapear bem

De forma alguma existe uma maneira correta de se mapear. Existem diferentes estilos (patterns), diferentes posicionamentos de notas (flow), e diferentes gosto, mas algo que pode definir se um mapa é bom ou não é o quão bem essas coisas são aplicadas. Às vezes alguma pattern não combina muito com a música, ou um flow não ficou muito bem nessa parte. O que você deveria fazer? Você deveria analisar essa parte com calma e pensar no que ficaria bom. Não adianta fazer um mapa às pressas, pois a chance de haver um erro muito grande é enorme. Também não existe uma forma de aprender esses conceitos de um dia pra noite. Exige prática. É como se você estivesse jogando e subindo seu ranking; você não vai conseguir entrar no top #50 do dia pra noite.

Links úteis



Vídeo do osu!Brasil feito sobre mapping feito pelo Seto Kousuke


Critérios para Ranking (inglês)


Compilado de vários guias (inglês)


___________________________________________________________________________________________________________________


Créditos ao blissfulyoshi por ter me inspirado no guia dele: t/122533
Tarrasky
agora sim posso aprender a mapear :D
Pereira006
:)
sunosz
Comecei e agora Kuron-kun?! :roll:
DJ Angel
me fala só uma coisa kuron
n desvalorizando seu trabalho e tempo aqui

mas o drag n tinha criado a iniciação de beatmap
eu próprio traduzi várias páginas de iniciação de beatmap na wiki do osu!

e vc vai e fica umas 2 horas criando isso
a gente precisa de guias avançados, imo

PS: coloca alguns termos como storyboard, beatmap, etc... para as respectivas páginas traduzidas do wiki :)

PS2: Se é para fazer tutorial de como criar mapa de forma séria, faz tudo num só topico. Se não tu vai criar 30 tópicos para cada assunto, pede ao mod para apagar essas mensagens de cima e a minha, e lockar para só vc poder adicionar conteúdo.
Topic Starter
Kuron-kun
sim, eu até preferia traduzir o resto da wiki, mas com o next.ppy.sh, parece que a wiki vai mudar completamente e vai ficar bem de difícil acesso

quanto ao tutorial de mapping eu queria fazer duas threads, uma pra guia básico e outra pra guia avançado como você falou, mas a do guia básico eu queria deixar em aberto justamente pro pessoal tirar dúvidas
Skull Kid
carai agr só vou fazer map bom obrigado
Mekki

Tarrasky wrote:

agora sim posso aprender a mapear :D
Lufu
uau! ja posso ser o novo monstrata!
Shark321
vou te responder , COMEÇANDO !!!
Alarido

Lufu wrote:

uau! ja posso ser o novo monstrata!
Fosse uns 5 anos antes podias dizer "o novo Larto"

Ou, valorizando o que é nosso, já podes ser o novo BD / Tarrasky.
Edward

Obrigado Kuron-senpai !


enfermeira Kuron-kun w <3
ghr14
deveras útil, valeo
Cubzy
Obrigado Kuron! Agora sim eu posso virar um mapper digno de sua atenção!!!
Roggi
Caramba eu nunca tinha visto esse post. Kuron um DEUS benevolente!!! 8-)
DJpesadao
era pra vc fazer um video no yt ensinando melhor
hiroboi
ajudou muito valeu seu lindo
Ycro
estava fazendo meus map e tem algum jogador de ctb poraqui eu to fazendo beatmaps pra ctb mas estão em progresso vou termina-los e assim posso botar em ranqueamento ou enterro.

quem quiser dar hype nos meu beatmap ou kudosu eu agradeço. ;)
ghr14
fala com o EXnando, ele joga bem ctb e te ajudaria de boa
Gabriel1042
nossa kk
Ritualist_Baby
bruih
lol
[DJ]Robsao
Ótimas informações para quem vai infelizmente mapeiar 😁
Please sign in to reply.

New reply